Região Central: apenas três municípios do Sertão Central não foram reconhecidos com o Selo Unicef. O título é considerado um dos mais importantes para credenciar municípios brasileiros com ações eficazes em prol da infância.
Em todo o Ceará, 158 municípios foram agraciados com o Selo, que vale por quatro anos, de 2021 a 2024. 26 municípios não ganharam o reconhecimento, entre eles, três do Sertão Central: Canindé, Caridade e Choró.
Dois dos municípios trazem uma peculiaridade: Choró e Canindé são municípios onde os atuais gestores estão no seu último ano de mandato. Marcondes Jucá foi eleito em 2016, reeleito em 2020 e, pelas leis atuais, não poderia mais se candidatar. O mesmo aconteceu com Rozário Ximenes, prefeita de Canindé.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (Unicef), revelou que 932 cidades das regiões Norte e Nordeste melhoraram as políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024. Por essa razão, conquistaram o Selo Unicef.
A certificação da Unicef estimula e reconhece avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.