Vale do Jaguaribe: Exames comprovaram: foi mesmo uma contaminação causada por bactérias, que causaram um surto de infecção em trabalhadores da fábrica de calçados Coopershoes, em Morada Nova. Cerca de 700 pessoas foram vítimas de febre, diarreia e vômito.
Técnicos da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) estiveram na fábrica, e colheram amostras para ser analisada no Laboratório Central (Lacen). Os resultados dos exames comprovou que a água e os alimentos servidos aos funcionários, estava contaminado.
“A verificação do material coletado nos alimentos constatou a existência das bactérias Bacillus cereus e Estafilococos coagulase positiva em alguns produtos. Já na avaliação da água, foram detectadas bactérias do grupo coliformes totais e Escherichia coli”, disse a Sesa.
As bactérias Staphylococcus coagulase-positiva e Bacillus cereus são microrganismos amplamente conhecidos por sua capacidade de causar doenças em humanos, especialmente por intoxicações alimentares.
O principal fator de virulência das bactérias é a produção de toxinas termorresistentes, ou seja, não são destruídas pelo calor durante o preparo dos alimentos. Quando ingeridas, elas podem levar a sintomas como náuseas, vômitos e diarreia em questão de horas após o consumo de alimentos contaminados.
Cerca de 700 trabalhadores lotaram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Morada Nova com os mesmos sintomas, e um detalhe em especial chamou a atenção das autoridades em saúde: todos eram funcionários da fábrica. Trabalhadores de Ibicuitinga também foram infectados.
A Coopershoes contratou um laboratório para fazer uma investigação paralela à análise do Lacen, e comprovou que a água já chegou na fábrica contaminada, ou seja, a contaminação não teria ocorrido no local.
Em defesa, a empresa respondeu à imprensa com nota, afirmando que “ao tomar conhecimento dos casos entre seus colaboradores, comunicou imediatamente os órgãos competentes e tem colaborado integralmente com todos os pedidos de informações e inspeções desde então. Há mais de 13 anos, a empresa atua com sucesso em Morada Nova (CE), comprometida com a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Atualmente a fábrica gera cerca de 4 mil empregos diretos na região”.