Região Central: Quixadá foi um dos seis municípios do Sertão Central, reconhecidos com o Selo Verde. A 15ª edição da premiação, é válida para o ano de 2024, e reconhece municípios que desenvolveram ações sustentáveis e comprometidos com a preservação do meio ambiente.
Realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) do Governo do Estado, a premiação certificou 40 municípios nesta edição. Entre eles: Quixadá, Quixeramobim, Boa Viagem, Milhã, Mombaça e Piquet Carneiro.
A certificação garante três níveis de selo aos municípios: A, B e C, sendo A, o maior nível. Nesta edição, conforme a Sema, 11 municípios atingiram a classificação Categoria B e 29, a Categoria C.
Os 40 municípios classificados receberão a Certificação durante solenidade prevista para acontecer dia 29 de novembro, no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Na ocasião também será comemorado os 20 anos de criação do Selo. Confira a lista dos municípios certificados clicando aqui.
O Selo Município Verde é um Programa de Certificação Ambiental Pública, instituído pela Lei Estadual nº13.304/03, alterada pela Lei nº16.128, de 14 de Outubro de 2016 e regulamentado pelos Decretos n.º 27.073/03 e n.º27.074/03. Identifica a cada dois anos os municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas do meio ambiente com melhores resultados na salvaguarda ambiental, atendendo a critérios de conservação e uso sustentável dos recursos naturais.