Eleições 2024: oito municípios do Sertão Central estão em transição de governo

compartilhar no:
Sede da prefeitura de Solonópole (Foto: reprodução)

Região Central: Oito municípios do Sertão Central deverão fazer o esquema de transição de governo, em função do cenário político desenhado a partir do resultado das urnas em outubro deste ano. No entanto, dois municípios ainda não atualizaram as informações sobre o andamento do processo.

Com base em dados disponibilizados pelo Tribunal de Contas da Estado (TCE) na tarde dessa terça-feira (5), Banabuiú e Solonópole ainda não tinham publicado nenhuma ato de andamento da transição de governo. É possível que o movimento de transição esteja em pleno andamento nestes dois municípios, mas o TCE não considera a iniciativa, uma vez que as Portarias não foram publicizadas.

Já os municípios de Ibicuitinga, Choró, Madalena, Senador Pompeu, Piquet Carneiro e Pedra Branca, não só formalizaram o esquema de transição, como também já publicaram atas com as devolutivas sobre as reuniões.

Dos oito municípios em transição de governo, Choró é o que está mais adiantado: duas atas já foram publicadas, conforme as informações do TCE.

A transição de governo é um movimento necessário nos municípios onde o prefeito eleito, é diferente do que está atualmente no poder. Nos casos em que a reeleição seja possível, o movimento de transição é dispensado.

De acordo com o TCE em 15 municípios a transição ainda não começou. São cidades que estão sendo governadas por grupos políticos que venceram a eleição, e que são da base de oposição ao atual mandatário.