Rito das Exéquias: encomendação do corpo de Dom Adelio inclui uso da cor roxa, incenso e água benta

compartilhar no:
Corpo de Dom Adelio Tomasin sendo velado na Catedral (Foto: Diocese de Quixadá)

Quixadá: A última celebração do dia em memória de Dom Adelio Tomasin, será marcada por simbologias que estão descritas no Rito das Exéquias. O ritual é composto por uso da cor roxa, água benta e liturgia própria, instruções que são seguidas pela Igreja tradicionalmente e que estão previstas no Cerimonial dos Bispos,

Exéquias é o nome dado pela igreja católica para a celebração em memória da pessoa falecida. “Consta de uma missa e de orações, recomendando a alma do defunto à Deus e pedindo sua salvação”, explica o seminarista Lucas Soares, cerimoniário das celebrações litúrgicas da Diocese de Quixadá.

Quando o falecido é um bispo há algumas diferenças, uma delas está na forma em que o corpo do defunto é exposto no templo. “O corpo é colocado diante do altar conforme a posição que o mesmo ocupava na celebração, quando em vida. Se é um leigo coloca-se com o rosto voltado para o altar, se é um ministro ordenado, com o rosto voltado para a assembleia (público)”, diz Lucas.

Fiéis que estiveram na Catedral de Quixadá puderam observar que Dom Adelio está sendo velado com os trajes de Bispo, o que também compõe o rito. “O Bispo pode estar revestido de túnica branca, estola e casula de cor roxa, cruz peitoral pendente do pescoço, anel episcopal no dedo anular da mão direita, e mitra simples na cabeça”.

Marcos Oliveira, que também é seminarista da Diocese de Quixadá, detalha que o processo de encomendação do corpo, é composto por outros elementos simbólicos. “Durante a encomendação se usa o incenso, a água benta para asperger, e no Santuário será feita a despedida ao pé do túmulo e abençoado o local onde Dom Adelio será enterrado”, explica. O incenso simboliza a purificação e elevação da alma a Deus.

Durante a celebração as leituras são escolhidas para refletir a fé na ressurreição. As orações pedem o descanso eterno da alma do bispo. O roxo está sendo a cor utilizada nas vestes tanto no corpo de Dom Adelio como dos celebrantes. Lucas Soares explica que o roxo é a cor litúrgica do tempo do Advento, quaresma e do funeral cristão. “O roxo nas exéquias representa o luto”, pontua.

A cerimônia das Exéquias de Dom Adelio acontece a partir das 16h, na Catedral de Quixadá. Para o público que deseja assistir, a Diocese está organizando um esquema de credenciamento. De lá, o corpo segue em cortejo até o Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, onde será sepultado.