Nesta semana, o cenário educacional global volta seus olhos para o Brasil, onde Fortaleza se transforma em um importante palco para discussões sobre o futuro da educação mundial. Até o dia 1º de novembro, a capital cearense sedia a Global Education Meeting (Reunião Global de Educação) e o Global Education Monitoring (Monitoramento da Educação Global), ambos organizados pela Governo Brasileiro e pela UNESCO e contando com a presença de delegações do G20 e outras nações convidadas.
A realização desse evento marca um momento singular para a educação brasileira, criando oportunidades para debates e alinhamentos entre ministros e especialistas em educação de diversos países.
Essas discussões ganham ainda mais relevância, pois fornecerão subsídios para o encontro de Chefes de Estado do G20, que será realizado em novembro, no Rio de Janeiro.
O Professor Doutor Alessio Costa, secretário de Educação e Cultura de Ibaretama e presidente nacional da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), esteve presente no Jantar de Boas-Vindas para Ministros de Estado de Educação do G20 e convidados internacionais.
O jantar, promovido pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, em Fortaleza, ressaltou a importância do evento e a hospitalidade do Brasil para os representantes da educação mundial.
“Foi um momento importante ao lado do nosso Ministro da Educação, Camilo Santana. Ficamos orgulhosos em saber que o Ceará é palco de discussões de alcance mundial, e que muito do que foi feito aqui serve como referência para países em desenvolvimento”, afirmou Alessio Costa. O presidente da UNDIME também reforçou o protagonismo cearense no evento, destacando as pautas e os desafios enfrentados pelos sistemas educacionais municipais brasileiros. “Este é um momento para mostrar o esforço e as inovações que estão sendo realizadas em âmbito municipal em prol da qualidade educacional brasileira”, acrescentou Costa.
Nos próximos dias, o evento promoverá discussões profundas sobre temas cruciais para o desenvolvimento educacional global, abordando estratégias de acesso e qualidade na educação, além de políticas de inovação e inclusão. Estes debates e trocas de experiências têm como objetivo fornecer propostas e encaminhamentos para os líderes do G20, reforçando o papel do Brasil e, especialmente, do Ceará, na construção de um cenário educacional mais inclusivo e eficaz a nível mundial.