Quixadá: Virou pela madrugada a programação de homenagens póstumas a Dom Adelio Tomasin, Bispo Emérito da Diocese de Quixadá, que está sendo velado na Catedral de Quixadá. Ele faleceu nas primeiras horas da manhã de segunda-feira (30), no Hospital Maternidade Jesus Maria José, obra que ele ajudou a manter.
Uma missa foi celebrada à meia-noite para uma quantidade ainda numerosa de público, a julgar pelo horário. Foi a quarta celebração das oito previstas até o final da tarde desta terça-feira (1º). Em seguida, o corpo ficou sendo velado até às cinco da manhã, quando houve o Ofício de Leituras.
Às seis horas, outra missa foi celebrada, seguida por mais uma sessão de homenagens e a Laudes. Pela tradição católica, a Laudes é uma das horas principais da Liturgia das Horas (também conhecida como Ofício Divino). É composta por orações recitadas ao longo do dia, e as Laudes são tradicionalmente rezadas ao amanhecer.
Haverá duas orações do Santo Terço nesta terça: uma às 9h30 e outra às 14h. A sétima missa está programada para às dez da manhã e a última será celebrada ao meio-dia, quando são esperados um grande número de fiéis.
Para a celebração do Rito das Exéquias, marcada paras às 16h, a Diocese de Quixadá está montando um esquema de organização, onde os que desejam participar, além de autoridades, devem se credenciar. O translado para o Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, está marcado para as 17h. É lá que Dom Adelio será sepultado.
01 de outubro
00h – 4ª Missa
01h – 05h00 Vigília
05h – Ofício de Leituras
06h – 5ª Missa
07h – Homenagens
07h30 – Laudes
08h – 6ª Missa
09h – Homenagens
09h30 – Terço
10h – 7ª Missa
11h – Homenagens
11h30 – Hora Média
12h – 8ª Missa
13h – Homenagens
14h – Oração do Terço
15h – Hora Média
16h – Missa Exequial
17h – Translado e sepultamento – Santuário