Quixeramobim: Desde o último dia 10 de outubro, profissionais treinados e identificados do Ministério da Saúde, estão visitando hospitais de todo o país para entrevistar pessoas vítimas de violência. No Sertão Central, a cidade de Quixeramobim foi a escolhida para fazer parte da pesquisa.
Conforme o Ministério da Saúde, o objetivo é levantar o perfil dessas pessoas para identificar fatores de risco e propor medidas preventivas adequadas. Os dados vão compor a 7ª edição do Viva Inquérito, pesquisa realizada pelo Ministério.
A pesquisa vai descrever o perfil das vítimas de violências (interpessoais e autoprovocadas) e de acidentes (como de trânsito, quedas, queimaduras, entre outros) atendidas em unidades de urgência e emergência. Além disso, vai identificar os fatores de risco e proteção relacionados a esses eventos, sugerindo estratégias para a vigilância e prevenção desses agravos.
Por uma questão de segurança, e para garantir a integridade das fontes ouvidas, não é revelado quantos e quais hospitais serão visitados pelos pesquisadores. A seleção dos serviços de saúde participantes foi realizada por meio de sorteios aleatórios com base em critérios científicos.
No ceará, 21 municípios terão hospitais visitados pelas equipes de pesquisadores, para ouvir e entrevistar os pacientes. Quixeramobim é o único município do Sertão Central que aparece na lista. O Ministério da Saúde afirmou que entrou antes em contato com os hospitais selecionados para participar da pesquisa.