A maior superlua do ano poderá ser observada nesta quinta-feira (17), a partir das 18h30, pelo horário de Brasília. Esta é a terceira vez que o fenômeno será visto neste ano. A superlua ocorre quando a lua cheia está mais próxima da Terra, conhecido como perigeu. Nesta noite, porém, a lua estará cerca de 14% maior e 33% mais brilhante do que o observado quando ela está mais distante do planeta.
Como a terra não é um círculo perfeito, e sim um geoide, há divergência sobre o momento em que a lua está mais próxima da terra. Quando está pelo menos 90% no perigeu, os especialistas já consideram uma superlua.
A lua cheia desta quinta, estará a cerca de 357.364 quilômetros da Terra. Normalmente, a distância entre os dois é de aproximadamente 384.400 quilômetros. A superlua estará visível em todo país, durante toda a noite, já que as luas cheias surgem ao leste, quando o Sol se põe a oeste, e desaparecem no oeste quando o Sol nasce. Ou seja, a visibilidade não fica comprometida pela claridade solar.
A primeira superlua de 2024 aconteceu em 19 de agosto. Já a última superlua deste ano está prevista para acontecer em 15 de novembro.