Região Central: O equilíbrio na gestão pública visto nas eleições deste ano, com chapas formadas por homens e mulheres, evidencia o quanto a figura feminina tem se tornado uma voz mais ativa na política. Tanto é verdade que em dois municípios do Sertão Central, a prefeitura será comandada por mulheres, tanto no cargo de prefeita como de vice.
Conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 38 municípios do Ceará elegeram mulheres para o cargo de prefeita. Mas em Ibaretama e Caridade a voz feminina no poder executivo é unânime.
Elíria Queiroz e Carlinha do Hospital repetiram o sucesso que a dupla faz desde 2020, quando fizeram uma campanha feminina e foram eleitas pela primeira vez juntas. Na eleição deste ano, Elíria esteve novamente com Carlinha e venceu os dois opositores com quase 55% dos votos.
Situação semelhante em Caridade, onde a prefeita Simone Tavares foi reeleita. Seu mandato de 2021 até este ano foi com José Renato Timbó como vice, mas para a gestão de 2025 a 2029, Simone vai governar tendo Amanda Lopes como vice.
Mas se em um campo da política as mulheres possuem relevância e força, em outro, ainda há uma fragilidade. Em Ibaretama, enquanto o executivo é domado pela voz feminina, o legislativo não terá nenhuma vereadora mulher até 2029.
Na região do Sertão Central outro município conseguiu repetir esse cenário: foi em Piquet Carneiro, onde das 11 vagas disponíveis na Câmara, todas serão comandadas por homens.