Eleições 2024: PM é preso com dinheiro e ‘santinho’ de candidato e menor tira foto da urna durante votação

compartilhar no:
Ocorrências foram encaminhadas à sede da PF em Fortaleza (Foto: Governo Federal)

Eleições 2024: Nesse domingo (27) a sede da Polícia Federal (PF), localizada no bairro Aeroporto, em Fortaleza, recebeu pelo menos seis registros de crime eleitoral durante o segundo turno das eleições municipais. As ocorrências aconteceram nos bairros Jangurussu, Jardim Iracema, São João do Tauape, Antônio Bezerra, Pici e Parangaba.

A maioria das ocorrências envolveu práticas de “boca de urna”, com apreensão de materiais de campanha distribuídos irregularmente. Entre os casos está um incidente envolvendo fotografia na urna eletrônica, configurando crime eleitoral. Segundo a PF, a ação foi efetuada por um menor de idade, que acompanhava o pai durante a votação na urna, e acabou fotografando a imagem do equipamento durante o voto, o que é proibido.

No bairro Parangaba, um policial militar foi detido por colegas agentes, por suspeita de praticar o crime de boca de urna. Com ele, em um carro onde estavam outras duas pessoas, foi apreendida uma mochila com cerca de R$ 4 mil, mais material de campanha do candidato Evandro Leitão.

Conforme a PF, todas as ocorrências foram formalizadas por meio de Registro Geral de Fato (RGF). Esses registros podem ser convertidos em Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) ou dar origem a inquéritos policiais, dependendo da análise dos casos.