Eleições 2024: Mais de 3 mil urnas são trocadas e 415 eleitores são presos no domingo de votação

compartilhar no:
Boca de urna foi o crime mais registrado pela PF (Foto: Agência Brasil)

Eleições 2024: Um total de 3.218 urnas em todo o país, apresentaram problemas durante o domingo de eleição, e precisaram ser substituídas. Os números são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e representam 0,61% do total de urnas eletrônicas usadas na eleição.

Até o meio-dia de domingo, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará já tinha confirmado a troca de 78 urnas no estado, a maioria das intercorrências foram registradas nos municípios do interior. Em uma sessão no país, a votação foi manual, mas o TSE não disse em qual cidade e estado.

Mais de 300 ocorrências de crimes eleitorais foram registradas pela Polícia Federal, das quais 93 deram origem a inquéritos policiais e 173 foram registradas em termos circunstanciados.

Em todo o país, 415 eleitores foram detidos por serem autuados em flagrante pela prática de crimes eleitorais. As principais infrações combatidas pela instituição neste domingo foram propaganda irregular e corrupção eleitoral.

O aplicativo Pardal, ferramenta oficial do TSE, recebeu 5.795 denúncias neste domingo (6), primeiro turno das eleições municipais. As ocorrências de boca de urna foram a maior parte dos crimes eleitorais, com 1.057 flagrantes. O crime de compra de votos/corrupção eleitoral foi o segundo mais cometido, com um total de 423 ocorrências.