Eleições 2024: Embora tenha quase sido eleito, liderando uma massa com 705.295 mil votos que devem formar um maciço time de oposição na Capital do Ceará, o candidato derrotado à prefeitura de Fortaleza, André Fernandes, não poderá tentar se eleger como senador ou governador no próximo pleito.
É que de acordo com as regras vigentes, determinadas pela Justiça Eleitoral, um candidato a governador do Estado deve ter, no mínimo, 30 anos. Para disputar uma vaga no Senado, o político deve ter, no mínimo, 35. E André tem apenas 26 anos, o que lhe impede de pleitear as vagas, se for o desejo dele.
Essa hipótese começou a ser ventilada na última segunda-feira (28), em grupos de aplicativos de mensagens, formado por apoiadores do candidato à prefeitura de Fortaleza. No entanto, o grupo não considerou as determinações que atualmente são impostas pelas leis eleitorais.
Faz bem lembrar que André Fernandes sequer expressou esse desejo, essa foi apenas uma vaga hipótese, sublinhada pelos seus apoiadores. Mas a ideia ganha sentido e força a julgar pelo capital eleitoral que o candidato bolsonarista conseguiu captar nesta eleição.
André saiu com uma imagem política fortalecida, regendo um coro de eleitores que prometem fazer uma dura oposição ao candidato Evandro Leitão, do PT. André, certamente, ficará à frente deste grupo, tal como um maestro regendo uma orquestra. Mas por conta da idade, só poderá novamente tentar ser um candidato de oposição em 2028, e se quiser, deve ser para a Prefeitura de Fortaleza. Senado e Governo do Estado, somente em 2030 ou 2034.