Eleições 2024: Neste 6 de outubro, mais de 155 milhões de eleitores em 5.569 municípios brasileiros estão aptos a votar para eleger vereadores, prefeitos e vice-prefeitos.
A votação ocorrerá em todo o país, exceto no Distrito Federal, das 8h às 17h (horário de Brasília). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 463 mil candidatos estão na disputa. Em 103 municípios, existe a possibilidade de segundo turno.
Para votar, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto, como e-Título, carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho, CNH, mesmo que vencida, ou outros documentos reconhecidos por lei.
Não é necessário levar o título de eleitor, desde que o número e o local de votação sejam conhecidos, informações que podem ser consultadas no site do TSE ou no aplicativo e-Título, disponível gratuitamente.
O eleitor pode expressar sua preferência de forma individual e silenciosa no dia da eleição, utilizando bandeiras, broches, adesivos ou camisetas. No entanto, a reunião de pessoas ou o uso de materiais de propaganda que identifiquem partido, coligação ou federação é proibido pela lei.
Também são considerados crimes o uso de alto-falantes, amplificadores de som, comícios, carreatas, propaganda de boca de urna e a persuasão de eleitores.