Quixeramobim: Cirilo Pimenta não foi apenas reeleito como prefeito do município de Quixeramobim. A liderança política que Cirilo inegavelmente exerce, possibilitou uma façanha: com a vitória nas urnas em 2024, Cirilo encaminha para seu quinto mandato à frente da Prefeitura de Quixeramobim.
É de fato uma façanha porque, na história política atual, apenas três políticos conseguiram esse feito. Além de Cirilo, só Patrícia Aguiar e Nezinho Farias conseguiram se consolidar no quinto mandato. Ela como prefeita de Tauá, ele, como gestor de Horizonte.
Ao final do balanço da apuração nas urnas, Cirilo Pimenta saiu vitorioso com pouco mais de 62% dos votos válidos do eleitorado do município que governa. O montante de vezes que o número do seu partido foi digitado nas urnas equivale a quase o dobro do valor obtido pelos outros dois candidatos concorrentes.
Apesar de ser médico veterinário por formação pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), o que Cirilo tem mesmo por vocação é a política. Ele ingressou na vida pública pela primeira vez como vereador e em 1996 decidiu dar um passo mais largo e resolveu disputar a cadeira de prefeito. Deu Cirilo nas urnas.
Graças à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de 1997, que a partir daquele ano permitia aos prefeitos se reelegeram, Pimenta decidiu disputar novamente as eleições em 2000 e venceu de novo. Chegou a ser deputado estadual depois do fim do segundo mandato e voltaria a se candidatar a prefeito novamente em 2012, de onde saiu vencedor.
Aquele não foi um ano tão bom assim para Pimenta e quando ele tentou sua reeleição em 2016, perdeu para Clébio Pavone. Mas ele disputaria novamente nas urnas contra o candidato que o derrotou quatro anos antes, sendo eleito em 2020. Voltou a disputar em 2024 e venceu.
Apesar de não poder mais se candidatar, por já ser eleito em 2020 e reeleito agora, Cirilo Pimenta diz que não pretende realmente voltar mais nas urnas. Em entrevista ao canal SertãoTV ele disse que esta eleição foi a última onde a população de Quixeramobim viu seu nome nas urnas.