Quixeramobim: Este município do Sertão Central, receberá duas brigadas federais especializadas para promover a prevenção a incêndios florestais e debelar possíveis chamas.
Uma portaria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi publicada na última semana, autorizando o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) a contratar brigadas federais em 19 estados e o Distrito Federal.
Em Quixeramobim, a estrutura da brigada contará com um brigadista-chefe, três brigadistas-chefes de esquadrão e 15 brigadistas para a preservação e combate aos incêndios florestais. Com duas brigadas, então, 38 profissionais do Prevfogo serão enviados à cidade.
Além de Quixeramobim, no Ceará, serão contemplados municípios nos estados do Amapá, Acre, Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Tocantins, Pernambuco, Pará, Paraná, Piauí, São Paulo, Roraima, Rondônia e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal.
As brigadas variam em tamanho e as equipes podem ser compostas por chefes de brigada, chefes de esquadrão e brigadistas, em quantidades que variam entre 10 e 25 profissionais.