Eleições 2024: os dois candidatos a prefeito ao município de Quixadá, Victor Marques (PT) e Ricardo Silveira (PSD), tiveram o registro de suas candidaturas deferido pela Justiça Eleitoral. Outros municípios da região que também aguardavam decisão, já tiveram a sentença favorável.
Ontem, o Revista Central mostrou em uma matéria que Ricardo e Victor ainda aguardavam o deferimento do registro, e foi procurado por assessores para informar que, embora o sistema DivulgaCand, da Justiça Eleitoral, ainda não estivesse atualizado, a decisão já havia sido proferida.
Em uma nova checagem na manhça desta quarta-feira (4) o RC conferiu que Victor Marques aparece com o registro deferido. O site também teve acesso ao documento do parece do Juiz Eleitoral da 6ª Zona Eleitoral de Quixadá, que decide pela aprovação da candidatura de Ricardo Silveira.
Fontes ouvidas pelo RC afirmaram que o sistema DivulgaCand possui um delay na atualização das decisões de aprovação das candidaturas. O site uso se baseou então por outra fonte, o sistema de dados do Tribunal Superior Eleitoral.
Dos municípios que ainda restavam ter a decisão sobre a candidatura dos prefeitos, em Banabuiú a Justiça já deferiu a candidatura de Marcílio Coelho, conforme o sistema do TSE. Um dos candidatos do município de Ibaretama, Magno Alexandre, também já aparecia com o deferimento no sistema do TSE na manhã desta quarta. A mesma situação ocorre em Itatira. O candidato Icassi Umbelino também teve o registro aceito pela Justiça.
Em todo o Ceará, 372 candidaturas a prefeito para as eleições deste ano, já foram deferidas.