Eleições 2024: A utilização de bandeiras e adereços para divulgar candidatos em Quixadá, tem chamado a atenção da Justiça Eleitoral. Há pelo menos dois autos de fiscalização que aguardam o despacho do Juiz Eleitoral, a respeito da inconformidade do uso de bandeiras.
De acordo com a legislação em vigor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é permitida a utilização de bandeiras ao longo das vias públicas, desde que móveis e que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos.
Apesar das leis, a fiscalização da Justiça Eleitoral da 6ª Zona, em Quixadá, tem constatado a irrgeularidade na utilização de bandeiras, pelas duas coligações: a do candidato Ricardo Silveira, e a do candidato Victor Marques.
De acordo com os autos, as bandeiras fixadas no entorno da Praça José de Barros, no Centro de Quixadá, estariam obstruindo a passagem de veículos e de pedestres, o que seria equivalente a descumprir a lei eleitoral. Os dois processos estão em andamento e aguardam o despacho do juiz eleitoral.
Em agosto o Revista Central mostrou que as ações de campanha estavam alterando a ambiência da cidade. Em alguns pontos, como no Centro, a concorrência pelo espaço é tanta que os candidatos chegam a dispôr seus materiais de divulgação um ao lado do outro.