Quixadá: Um detalhe que tem tornado ainda mais comovente a partida do Bispo Emérito de Quixadá, Dom Adelio Tomasin, na manhã desta segunda-feira (30), aos 94 anos, é o local de sua partida: Dom Adelio morreu no Hospital Maternidade Jesus Maria José, obra que ele ajudou a manter e a permanecer aberta, anos atrás, um símbolo de seu compromisso com o bem-estar da comunidade.
A ironia do destino ressoa tocantemente, como se a vida do religioso quixadaense, dedicada a acolher e cuidar sobretudo os mais necessitados, se encerrasse no mesmo espaço em que ele se empenhou para oferecer cuidado aos outros.
Desde que começou a apresentar complicações em seu quadro de saúde, Dom Adelio deixou sua residência oficial, o Remanso da Paz, e foi acolhido na Maternidade. Ali, ele ficou por mais cerca (ou mais) de oito meses, conforme apurou o Revista Central com uma fonte.
O que deveria ser apenas uma internação para evoluir seu estado de saúde, agravado por uma série de complicações que foram lhe acometendo em uma curta sequência de tempo, tornou-se um plano: o corpo clínico acreditava que era melhor manter o Bispo ali por perto. E foi o que terminou acontecendo.
Dom Adelio foi mantido em um apartamento exclusivo na Maternidade, um espaço onde ele pudesse ser tratado com mais reservas, um gesto sábio da gestão da unidade de saúde, afinal, era de se esperar que uma figura pública da notoriedade do Bispo, fosse visitado por dezenas de milhares de fieis, o que poderia comprometer a eficácia do seu tratamento.
No começo, a estadia permanente de Dom Adelio foi uma iniciativa velada, ninguém reconhecia oficialmente a estadia do Bispo de forma fixa na Maternidade, e nem se comentava publicamente sobre o assunto. Mas os registros de visitas e as fotos de trabalhadores da própria Maternidade, evidenciaram o fato.
Ali, Dom Adelio recebeu inúmeros cuidados, foi acompanhado permanentemente por um corpo clínico capacitado, tendo sempre suas evoluções avaliadas minuciosamente. Mas, a idade já avançada dificultaram a vitória que muitos tinham a esperança de alcançar, levando Dom Adelio a fazer sua Páscoa Eterna.
Para muitos, a coincidência de falecer no lugar onde Dom Adelio ajudou a manter, é carregada de simbolismo, já que a maternidade é referência no cuidado à vida, refletindo o legado de um homem que sempre colocou o bem-estar do povo sertanejo em primeiro lugar.