Quixadá: Dom Adelio Tomasin enfrentou vários problemas de saúde, que somados ao fator da avançada idade, foram agravando a condição clínica do seu organismo. A causa oficial do óbito ainda não foi divulgada.
O início da linha do tempo da luta de Dom Adelio por sua saúde, pode ser definido no final de julho de 2022, quando ele deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) após sentir-se mal. No dia 3 de agosto de 2022 ele recebeu alta.
A partir daquela data em diante, a saúde do Bispo foi requerendo cada vez mais cuidados, e ele voltou a ser internado, no mínimo, outras XX vezes.
No final de setembro de 2022, uma indisposição levou o religioso a ser internado no Hospital Maternidade Jesus Maria José (HMJMJ). No início de dezembro Dom Adelio foi diagnosticado com Covid-19 e internado no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) e em seguida sendo transferido para o Hospital da Unimed em Fortaleza, de onde recebeu no dia 11 de dezembro.
Oito meses após vencer a Covid-19, Dom Adelio apresentou uma nova complicação de saúde. No dia 18 de agosto de 2023, ele foi internado na UTI do HMJMJ após apresentar sintomas preocupantes, como inchaços e dificuldades respiratórias. Foi quando a saúde de Dom Adelio se complicou ainda mais, após uma série de eventos em sequência.
Dia 20 de agosto de 2023 o religioso recebeu alta da UTI e foi levado para a enfermaria do HMJMJ. Dia 23 de agosto, retornou à UTI com edema agudo no pulmão. O problema foi tratado e dia 25 de agosto ele recebeu alta do Hospital Maternidade, mas 24 horas depois, voltou a ser internado após febres e calafrios.
O quadro permaneceu até os primeiros dias de setembro de 2023, quando a equipe decidiu transferir Dom Adelio para Fortaleza. Ele ficou internado por cinco dias, e recebeu alta no dia 9 de setembro de 2023.
Em 9 de outubro de 2023, o Bispo Emérito voltou a ser internado na UTI do HMJMJ com o quadro de Sepse, que é a infecção generalizada. Recebeu alta no dia 21 de outubro, mas voltou a ser hospitalizado no dia 1º de novembro, tendo recebido alta dias depois. Uma nova hospitalização só ocorreria em fevereiro deste ano, onde chegou a utilizar oxigênio para ajudá-lo a respirar.
Uma fonte assegurou para o Revista Central que há mais de quatro meses Dom Adelio estava internado no HMJMJ. Ele seguia em cuidados paliativos e era permanentemente assistido pela equipe de médicos do Hospital. Nesta segunda-feira (30), Dom Adelio, após inúmeros problemas de saúde, faleceu.