CNBB lamenta falecimento de dom Adelio Tomasin, bispo emérito da diocese de Quixadá

compartilhar no:
CNBB lamenta falecimento de dom Adélio Tomasin, bispo emérito da diocese de Quixadá. Foto: divulgação

Região Central: Nesta segunda-feira (30), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressou profundo pesar pelo falecimento de dom Adélio Giuseppe Tomasin, bispo emérito da diocese de Quixadá. Um homem dedicado e fiel servo de Deus, dom Adélio deixou um legado imensurável de fé, amor e serviço à Igreja, conforme comunicado oficial da diocese.

Com uma vida marcada pela sabedoria pastoral, cuidado com o povo de Deus e zelo pela unidade da Igreja, dom Adélio será lembrado com gratidão por todos que foram tocados por sua presença e liderança exemplares.

Breve biografia de Dom Adélio Tomasin:

Nascido em Montegaldella, Itália, no dia 27 de abril de 1930, dom Adélio foi ordenado sacerdote em março de 1955. Em 1988, foi nomeado bispo de Quixadá pelo Papa João Paulo II, exercendo seu pastoreio com dedicação até sua renúncia ao governo pastoral da diocese, conforme previsto no Código de Direito Canônico, em janeiro de 2007.M

Mensagem de condolências da CNBB:

Em nota de pesar, a Presidência da CNBB dirigiu-se ao bispo atual de Quixadá, dom Aurélio Pinto de Sousa, destacando a vida de dom Adélio e seu compromisso incansável com a fé, justiça e solidariedade. A CNBB ressaltou o legado do bispo emérito e expressou solidariedade à família, amigos e àqueles que foram iluminados por sua presença e testemunho de vida.