UniCatólica e Fundação Dorina Nowill levam inclusão e acessibilidade a pessoas com deficiência visual

compartilhar no:
UniCatólica e Fundação Dorina Nowill levam inclusão e acessibilidade a pessoas com deficiência visual. Foto: assessoria de imprensa 

A UniCatólica – Centro Universitário Católica de Quixadá – deu um passo significativo em prol da inclusão social ao firmar uma parceria inédita no Sertão Central Cearense com a Fundação Dorina Nowill para Cegos. Com essa parceria, a UniCatólica se junta a um seleto grupo de instituições que têm o privilégio de colaborar com uma das mais antigas e respeitadas fundações do país, que há mais de 70 anos trabalha pela inclusão de pessoas com deficiência visual. A colaboração entre essas duas instituições visa promover a inclusão e acessibilidade em Quixadá, oferecendo suporte educacional, social e profissional a pessoas com deficiência visual.

A Fundação Dorina Nowill, reconhecida por seu trabalho em todo o Brasil, traz para essa parceria sua expertise na produção e distribuição de materiais acessíveis, incluindo livros em Braille, falados e digitais. Esse suporte é essencial para garantir que pessoas com deficiência visual possam ter acesso a uma educação de qualidade e às mesmas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional que os demais.

Como parte dessa parceria, a UniCatólica receberá semestralmente 11 livros da Fundação Dorina Nowill, que serão destinados a crianças com deficiência visual, como o pequeno Nicolas, de quatro anos, estudante da rede municipal pública de Quixadá, que foi recebido, na terça-feira, 13 de agosto, pelo Reitor da Instituição, Prof. Dr. Marcos James Chaves Bessa, e recebeu os primeiros livros em Braille, fruto dessa iniciativa conjunta. O momento contou com a presença da Sra. Simone Holanda, mãe de Nicolas; e do seu irmão e aluno do curso de Sistemas de Informação da UniCatólica, Izak Holanda; além da Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UniCatólica, Profa. Aldenisa Peixoto.

“A parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos não apenas representa um avanço em termos de inclusão educacional, mas também reforça o compromisso da UniCatólica com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Essa iniciativa busca sensibilizar a comunidade acadêmica para a importância da inclusão e do respeito às diferenças, promovendo uma conscientização que se estende além dos muros da instituição e abrange toda a comunidade local”, afirmou o Prof. Marcos James.

Com essa cooperação, a UniCatólica reafirma sua missão de formar cidadãos comprometidos com a transformação social, oferecendo um ambiente acadêmico inclusivo e preparando seus alunos para serem agentes de mudança em suas comunidades. A parceria com a Fundação Dorina Nowill fortalece o papel da UniCatólica como uma instituição pioneira na promoção de políticas de acessibilidade no interior do estado do Ceará, alinhando-se com os esforços nacionais de inclusão e democratização do conhecimento, gerando impactos significativos na vida das pessoas e na construção de uma sociedade mais equitativa e solidária.