Eleições 2024: Os 19 municípios do Sertão Central possuem, juntos, 1.099 candidaturas registradas na Justiça Eleitoral. São 26 candidatos a prefeito, outros 26 que disputam como vice e os demais 1.047 pedidos são de vereadores. Nenhuma das candidaturas foi indeferida até o momento. O Revista Central checou os dados no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na disputa para prefeito Quixeramobim é a cidade que possui o maior número de chapas registradas na Justiça Eleitoral, entre as 19 da região central do Estado. Quatro duplas formadas por prefeito e vice, concorrem no município.
Cirilo Pimenta que se aliou com a família Coelho este ano, traz Rômulo Filho como vice. O gestor tenta a reeleição contra outros três chapas: Eugênio Gomes (PDT) junto de Mayara Guimarães como vice; Graciela Maciel (Democracia Cristã) registrada com Mayara Karen como vice; e Paulo Ferreira (PT), que disputa com Tarso Barges na vice, chapa que indica aferir contra Cirilo a parte mais acirrada da disputa.
Ibaretama e Pedra Branca são os dois únicos municípios que terão três candidatos a prefeito na disputa deste ano. Os demais 16 municípios tem só duas chapas de prefeito concorrendo pelos votos do eleitorado.
Em todo o Ceará pouco mais de 13 mil políticos estão postulando uma vaga seja na Câmara de Vereadores, ou na prefeitura dos 184 municípios. O dia 16 de setembro é o prazo máximo para que todos os pedidos de registro – inclusive os impugnados e os respectivos recursos – sejam julgados pelas instâncias ordinárias e para que as respectivas decisões sejam publicadas.
Banabuiú – 68
Boa Viagem – 46
Canindé – 120
Caridade – 55
Choró – 34
Deputado Irapuan Pinheiro – 22
Ibaretama – 50
Ibicuitinga – 24
Itatira – 40
Madalena – 47
Milhã – 36
Mombaça – 54
Paramoti – 33
Pedra Branca – 53
Piquet Carneiro – 42
Quixadá – 136
Quixeramobim – 123
Senador Pompeu – 72
Solonópole – 44