Eleições 2024: A Justiça Eleitoral já indeferiu oito candidaturas de políticos que concorriam nas eleições deste ano. São duas candidaturas de prefeito, duas de vice e quatro de vereador. O número foi confirmado pelo Revista Central no sistema de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os quatro registros de vereador indeferidos são todos da Capital: Thayna Vasconcelos, Ziêr Férrer, Mada e Pedro Arthur, tiveram seus registros negados pela Justiça Eleitoral.
Diante do total de indeferimentos até agora, há um cenário curioso que se revela: dos oito registros negados, quatro são do município de Araripe. O município tinha cinco chapas concorrendo ao cargo de prefeito nas eleições deste ano. Com o indeferimento de quatro candidatos (duas chapas, formadas por prefeito e vice, cada uma), agora, apenas três permanecem na disputa
Cícero Ferreira que faria dupla com Francisco da Silva Filho como candidato a vice, tiveram o pedido indferido. O mesmo aconteceu com Ãngela Maria Rezende que se candidatou tendo Rodrigo Modesto como vice. Nos dois casos em Araripe, as candidaturas não reuniram as condições necessárias para o deferimento do pedido de registro.
O dia 16 de setembro é o prazo máximo para que todos os pedidos de registro – inclusive os impugnados e os respectivos recursos – sejam julgados pelas instâncias ordinárias e para que as respectivas decisões sejam publicadas.
É importante ressaltar que o quantitativo de candidaturas somente será fechado após a eleição, uma vez que pode haver alterações no número de candidatos em razão de casos de falecimento, renúncia, indeferimento de registros, entre outros.