Eleições 2024: Com início da campanha, bandeiras e adesivos alteram ambiência de Quixadá

compartilhar no:
Bandeiras disputam espaços públicos em Quixadá (Foto: RC)

Eleições 2024: Com o avanço da campanha eleitoral, Quixadá, no sertão central do Ceará, vive uma verdadeira transformação em suas ruas e avenidas. Locais tradicionais da cidade, como a Praça José de Barros e a Avenida Plácido Castelo, surgem tomados pelas cores vibrantes das bandeiras e adereços que simbolizam a disputa pelo cargo de prefeito entre Ricardo Silveira e Professor Vitor Marques.

Enquanto as bandeiras amarelo e azul denotam a preferência por Ricardo, o vermelho de Vitor Marques surge em em paralelo. Desde que passou a ser permitida, as ações de campanha estão alterando a ambiência da cidade. Em alguns pontos, como no Centro, a concorrência pelo espaço é tanta que os candidatos chegam a dispôr seus materiais de divulgação um ao lado do outro.

Com o passar dos dias rumo ao dia da eleição, Quixadá que tradicionalmente é conhecida por ter um dos ritmos políticos mais intensos entre as demais cidades da região, vai promovendo uma mudança em sua rotina. A expectativa cresce, acompanhada pelo balançar das bandeiras e pela disposição dos eleitores em expressar suas preferências.

De acordo com a legislação vigente, a exibição de materiais de campanha, como bandeiras e cartazes, deve respeitar as regras impostas pela Lei Eleitoral. A Justiça Eleitoral permite, por exemplo, a instalação de bandeiras móveis em locais públicos, desde que não atrapalhem o trânsito de pessoas e veículos e sejam retiradas ao final do dia.

Quanto aos adesivos e cartazes, é permitida a fixação em propriedades privadas, desde que haja consentimento do proprietário, e não em bens públicos, como postes e pontos de ônibus, conforme o artigo 37 da Lei 9.504/97.