Eleições 2024: 130 candidatos disputam as 17 vagas para Câmara de Vereadores de Quixadá

compartilhar no:
Plenário da Câmara de Vereadores de Quixadá (foto: divulgação)

Eleições 2024: A campanha eleitoral começa nesta sexta-feira, 16, candidatos aos cargos de prefeito e vereadores de todas as cidades brasileiras já podem distribuir material de publicidade, realizar atos, como pedir voto aos eleitores, comícios, caminhadas e carreatas etc. Em Quixadá, o maior colégio eleitoral da região do Sertão Central cearense tem registrado oficialmente no sistema do Tribunal Superior Eleitoral-TSE, o total 134 candidatos.

Ao cargo majoritário, tem o atual prefeito, o cardiologista Ricardo Silveira(PSD) que busca reeleição com seu vice, o odontólogo Marcelo Ventura. O adversário é o filho de Ilário, professor Victor Marques(PT) tendo como vice Patrícia Onofre, que é advogada.

Para vereador o sistema do TSE registrou 130 candidatos que passam a disputar apenas 17 vagas na Câmara Municipal de Quixadá. Em comparação com a Eleição anterior, que teve 174 candidaturas, essa a redução foi de 34 candidatos. Em 2016 foram 147 pessoas disputados o cargo frente vereador.

Ainda em Quixadá, apenas PSD, PSB, PRD, Podemos, PL, PT, PV, União Brasil e PSOL conseguiram lançar candidaturas. O que chamou atenção foi o Partido dos Trabalhadores que não conseguiu preencher todas as 18 vagas que poderia lançar.

Chama atenção ainda é o baixo número de mulheres, apenas 30%, ou seja, 42 candidaturas femininas, percentual mínimo que a legislação eleitoral determina. Portanto, são 88 homens disputando as eleições para o Legislativo.