Com uma semana de funcionamento, Emergência 24h do HRSC já atendeu 139 pacientes

compartilhar no:
Com serviço entregue, Hospital passa a funcionar com 100% da capacidade (Foto: Carlos Gibaja/Casa Civil)

Região Central: O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), atendeu 139 pacientes na primeira semana de funcionamento da nova Emergência. O número representa mais da metade do que vinha sendo projetado para todo o mês. Entre os principais casos que dão entrada na unidade, que conta com equipes atuando em regime de plantão 24 horas, estão as cirurgias traumatológicas.

Os atendimentos tiveram início no dia 19 de agosto, após o setor ser entregue em solenidade com o governador Elmano de Freitas e a secretária da saúde, Tânia Mara Coelho. Tendo entre os principais objetivos fortalecer a regionalização em saúde, o serviço de Emergência do HRSC aproxima o atendimento dos pacientes para mais perto de casa.

Um dos primeiros pacientes admitidos foi o empresário João Bosco Mota, 63 anos, proveniente de Pedra Branca. Ele sofreu um acidente de moto e teve várias lesões, incluindo uma mais grave na perna. João deu entrada no HRSC, ficando a apenas 80 km de distância da cidade onde sua família reside. “Quando me disseram que eu seria transferido pra cá, eu dei graças a Deus, porque aqui eu tô mais perto de casa. Aqui é outra conversa, muito diferente e melhor”, comemora.

No mesmo dia em que foi admitido, João passou por uma primeira cirurgia, outro procedimento foi realizado nesta segunda-feira (26), e agora ele aguarda a evolução do quadro clínico para receber alta, enquanto é acompanhado pela equipe multiprofissional. “No mesmo dia que eu cheguei, fui atendido, e no mesmo dia passei por uma cirurgia. Se não fosse esse hospital aqui em Quixeramobim, eu ia pra Fortaleza ou para Limoeiro”, afirma.

A inauguração do serviço de Emergência torna o HRSC apto a funcionar com 100% de sua capacidade operacional, e visa fortalecer a regionalização em saúde, conferindo aos cerca de 600 mil pacientes de 20 municípios, a chance de serem atendidos na região onde moram e mais perto de casa.