Com a morte do prefeito de Potengi, Edson Veriato, o comando da prefeitura foi assumido pelo vice-prefeito Humberto Oliveira, que estava rompido com Veriato desde 2021. Mas o que está causando revolta na população é que Humberto tomou posse menos de 12 horas após o enterro do então prefeito.
De acordo com fontes da cidade, Humberto Oliveira rompeu com Edson Veriato em 2021 mas o caso só veio a tona em 2023. Ele chegou a dar uma entrevista em abril deste ano em que enumerou as causas do rompimento: divergência ideológica e administrativa, falta de diálogo, transparência e projeto político divergente.
Por regra, quando um prefeito morre, perde o mandato (sem que prejudique o comprometa o vice) ou é afastado do cargo, é o vice quem assume. Mas além do caso curioso por ser Humberto da base de oposição e assumir o lugar que era de Veriato, a cerimônia de posse em sí está causando uma onda de indignação no município.
É que a posse ocorreu no mesmo dia em que Edson Veriato foi sepultado. Menos de 12 horas depois do enterro, Humberto Oliveira promoveu uma solenidade rápida e sem muito atrativo na Câmara de Vereadores. A população questiona porque a solenidade de posse ocorreu em um dia não útil.
De acordo com o radialista Taciano Clécio nos últimos meses, o grupo de oposição, ao qual Oliveira pertence, havia tentado diversas vezes, sem sucesso, provar na justiça que Edson Veriato estava incapacitado de exercer suas funções como prefeito devido à sua condição de saúde.