Quixadá: Entre os dias 2 e 4 de agosto, a efervescente cena audiovisual LGBTQIAPN+ do Estado de Santa Catarina estará em exibição na Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá (CE), com a realização da primeira edição do Circuito Transforma – Circuito Nacional de Cinema LGBTQIAPN+ Catarinense. As sessões de curtas-metragens acontecem sempre às 19h. O ingresso é gratuito, devendo ser retirado no local de exibição, com 30 minutos de antecedência.
A programação, totalmente gratuita, contará com três sessões de curtas-metragens (com classificação indicativa de 12, 14 e 16 anos), onde serão exibidos um total de treze produções que abordam assuntos relacionados à sexualidade, gênero e à cultura queer de Santa Catarina.
A seleção inclui filmes de ficção e não ficção, documentários e animações, que receberam reconhecimento em festivais renomados tanto nacional quanto internacionalmente, especialmente na Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do segmento audiovisual LGBTQIAPN+ na região Sul do Brasil.
“O Circuito Transforma surge da necessidade de a gente ampliar o acesso ao audiovisual LGBTQIAPN+ produzido em Santa Catarina. A Transforma tem se mostrado uma vitrine importante para esses filmes, porém com circulação limitada. Mesmo sendo um modelo para outros eventos, é necessário observar quais filmes estão sendo produzidos, quais longas estão sendo exibidos e quais curtas estão sendo premiados. Dessa forma, buscamos atingir novos públicos e levar a nossa produção audiovisual LGBTQIAPN+ que está em constante crescimento”, afirma Arthur Gomes, realizador do evento.
O Circuito Transforma promoverá também debates ao término de cada sessão de cinema e uma imperdível oficina de produção cultural LGBTQIAPN+ com os organizadores do evento, Arthur Gomes – a drag Susaninha, e Thomas Dadam. “Essa oficina proporcionará um ambiente de intercâmbio, onde será possível compartilhar conhecimento, com ênfase naqueles que estão ingressando no segmento de eventos LGBTQIAPN+. O objetivo é impulsionar e incentivar ações locais, resultando na criação de novos projetos culturais, com enfoque na perspectiva da política pública.”, diz o produtor, Thomas Dadam.
A oficina de produção cultural LGBTQIAPN+ ocorrerá no dia 3 de agosto (sábado), às 14h, e contará com a presença de um intérprete de libras. As inscrições já estão disponíveis por meio deste link.