Quixeramobim: Nada de bolo, refrigerante ou festa. Os pais do garotinho Levi Leonel, que nasceu e precisou ficar internado no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Quixeramobim, resolveram comemorar o primeiro ano do filho de uma maneira diferente: eles voltaram à unidade e doaram mais de mil fraldas como forma de dividir com outras famílias a alegria do restabelecimento da saúde pequeno.
A doação ocorreu neste mês de julho, quando Ana Géssica, 26, e Rômulo Leonel, 33, voltaram ao HRSC para entregar 51 pacotes de fraldas descartáveis, totalizando 1.200 unidades. A doação foi entregue ao setor de Serviço Social que fará o repasse aos bebês internados, de acordo com a necessidade.
Natural de Iguatu, a família cruzou cerca de 180 quilômetros justamente no dia em que Levi completou o primeiro ano, para fazer a doação. Ana Géssica conta que entrou em trabalho de parto quando ainda estava com 32 semanas de gestação, e Levi precisou ficar sob os cuidados da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) por quase três semanas.
“Eu ainda estava no hospital em pleno desespero, e prometi que se o Levi se curasse e voltasse pra casa, em vez de gastar com festa, a gente iria fazer uma doação”, conta Géssica. No período em que esteve internada com o filho, ela lembra de ter encontrado outras pacientes que não tinha condições de comprar fraldas para os recém-nascidos. “Aí, eu disse pro meu marido: não vamos fazer festa não, vamos doar fralda”, completa.
A médica pediatra do HRSC, Melissa Magalhães, estava de plantão no dia da doação. Ver um paciente voltar e agradecer pelo atendimento que recebeu, para ela, reforça a sensação de dever cumprido e de que toda a equipe caminha no rumo certo. “É gratificante fazer parte de uma equipe que é homenageada pelo amor e carinho com o qual se dedicam no dia a dia pela vida dos bebês”, diz.