Mais de 70% da população de um município do interior do Ceará, ficou sem energia nesta quarta-feira (3), por causa do roubo de fios de energia em cobre. A informação foi confirmada pela Enel Distribuição e Energia.
O fato se passou no município de Fortim, que tem pouco mais de 14 mil habitantes. Deste total, cerca de nove ficou sem luz e energia elétrica durante toda a manhã e tarde de quarta.
A queda no fornecimento de energia se deu após ser confirmada o furto de um total de um km em fios de cobre, que foram removidos de quatro postes de média tensão, que também sofreram danos durante a ação.
Mais da metade da cidade ficou sem luz. A previsão da Enel era de que o fornecimento voltaria ao normal na parte da tarde, mas o serviço da empresa foi complexo, porque além de refazer as linhas de energia, eles ainda tiveram que colocar novos postes, tendo em vista que os antigos foram danificados.
De acordo com a Enel o furto de cabos de cobre tem crescido, principalmente em cidades litorâneas do Ceará, como Beberibe, Icapuí e a própria Fortim. Ainda segundo a empresa, parte dos fios furtados foram recuperados e o caso é investigado pela Polícia Civil.