Região Central: A Justiça do Ceará condenou os irmãos Jefferson de Lima Souza e Janderson de Lima Souza, a 35 anos de prisão no total, pelos crimes de extorsão mediante sequestro e falsificação de documento, praticados no município de Boa Viagem, há um ano.
A sentença inclui ainda a reparação de danos morais e materiais no valor de R$ 500 mil. Os sentenciados não poderão recorrer em liberdade. Cada um deve cumprir 17 anos e seis meses de reclusão.
O crime aconteceu no dia 28 de julho de 2023, por volta de 1h da madrugada, no bairro Alto do Motor, em Boa Viagem. Na ocasião, policiais militares foram acionados para atender a uma ocorrência de suposto roubo contra um comerciante. A vítima chegava em casa com o filho de cinco anos e um amigo, quando foram abordados por quatro homens com armas de fogo e levados para um matagal.
Consta nos autos que o comerciante que era o alvo principal do grupo, foi agredido e obrigado a fornecer senha e a chave do cofre que ficava na sua residência. Ele foi levado de volta para casa, de onde os acusados subtraíram R$ 500 mil, além de celulares, relógios, cartão de crédito e documentos.
Jefferson de Lima Souza e Janderson de Lima Souza foram condenados por extorsão mediante sequestro, com uso de violência, grave ameaça e arma de fogo, restringindo a liberdade das vítimas para conseguir vantagem econômica. A condenação também se refere ao crime de falsificação de documento público, pois adulteraram a placa do carro utilizado na ação.
Vídeos das câmeras de segurança da casa registraram a abordagem e a ação. O veículo utilizado foi encontrado na casa da genitora dos réus, ainda com fita isolante cobrindo a placa. Na casa também foram encontrados os bonés utilizados na madrugada do sequestro, máscaras e mangas pretas utilizadas para cobrir os braços.