Encontro dos Profetas da Chuva encerra programação com balanço das previsões em Quixadá

compartilhar no:
Dona Lourdinha, uma das poucas mulheres e profetas (Foto: Luis Alves)

Quixadá: Acontece até esta sexta-feira (19) o 28º Encontro dos Profetas da Chuva, na Fundação Cultural de Quixadá. O encontro, que se iniciou na última terça-feira (16), reúne artes visuais, música e literatura, numa celebração à quadra invernosa e ao período de colheita no Sertão Central.

A programação objetiva fortalecer o Encontro dos Profetas, que acontece anualmente na segunda quinzena de janeiro, e é instrumento de preservação dos conhecimentos tradicionais, que perpassa de geração em geração. O evento é uma referência à memória nativa do sertão.

“Ao integrar as artes visuais, música e literatura, o evento busca integrar a sabedoria dos profetas, com uma vivência cultural ampla e diversificada. Essas atividades culturais ajudam a contextualizar e a valorizar o conhecimento tradicional dos profetas, criando um ambiente de intercâmbio e aprendizado mútuo entre diferentes formas de expressão artística e a sabedoria popular”, caracteriza o secretário da cultura de Quixadá e coordenador geral do encontro, Clébio Viriato Ribeiro.

O 28º Encontro dos Profetas da Chuva promove uma série de atividades culturais que envolvem comunidade e visitantes, proporcionando uma rica experiência de aprendizado e valorização das tradições sertanejas.

O evento é uma realização do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura; da Prefeitura Municipal de Quixadá; do Banco do Nordeste do Brasil (BNB); da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece); da Dakota; da Cosampa; e da Casa de Saberes Cego Aderaldo.