Sertões de Canindé: A prefeita do município de Caridade, Simone Tavares, que estava afstada do cargo há quase dois meses, foi reconduzida ao comando da prefeitura. Ela foi alvo de uma operação e investigação do Ministério Público do Ceará (MPCE), mas conseguiu um habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O pedido foi feito pela defesa da prefeita e acatado pelo ministro do STJ e relator do caso, Ribeiro Dantas. A decisão saiu na última quinta-feira (27), já depois das onze da noite. O Revista Central apurou que houve comemoração na cidade por parte da base aliada à Simone Tavares, ainda durante a madrugada.
LEIA TAMBÉM: Prefeita de Caridade é afastada do cargo por 180 dias em investigação do MPCE
Simone Tavares foi afastada do cargo no último dia 10 de maio, por força de uma determinação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) com base em uma investigaçãod o MPCE. O órgão apurou que havia um esquema de desvio de recursos no setor de licitação. A ordenadora de despesas da prefeitura também foi afastada.
O vice de Simone Tavares, Renato Timbó, tentou assumir o cargo mas foi impedido após uma manobra da Câmara de Vereadores. A casa legislativa tinha extinguido o mandado de Timbó e dado ao presidente da Câmara, José Erivaldo, o direito de assumir a prefeitura. Erivaldo é irmão de Simone Tavares. Mesmo assim o vice conseguiu assumir o posto.
O afastamento de Simone Tavares deveria valer por 180 dias, mas a defesa da política apresentou um pedido de habeas corpus solicitando a reconsideração da decisão, que foi acatada pelo STJ. A defesa já havia solicitado outros dois habeas corpus, ambos tinham sido negados.