Casa de Saberes Cego Aderaldo promove atividades culturais diversificadas em julho; confira

compartilhar no:
Casa de Saberes Cego Aderaldo promove atividades culturais diversificadas em julho; confira. Foto: divulgação

No mês de julho, a Casa de Saberes Cego Aderaldo, terá atividades de vivência, cineclube e formação. No dia 18, no equipamento cultural irá acontecer a Vivência: Tradições Juninas com Mestre Raimundo Claudino. No dia 19 na cidade de Ibicuitinga acontecerá o Cine Beija-flor com a Websérie Seres Ancestrais – Episódio 4 e a Oficina de Elaboração e Prestação de Contas de Projetos Culturais com Juliana Tavares.

Vivência: Tradições Juninas

A ação com Mestre Raimundo Claudino, destacará a importância das tradições juninas no contexto cearense, abordando temas como economia criativa, cadeia produtiva e mobilização social. Mestre Raimundo, um renomado representante das tradições juninas, trará sua vasta experiência e conhecimento sobre os festejos juninos e a cultura popular do Ceará.

Além disso, a vivência tem o objetivo de incluir debates sobre os movimentos juninos no Ceará e as políticas públicas relacionadas, além de fortalecer e divulgar as tradições culturais associadas ao ciclo junino. Visa também promover a herança cultural da região e incentivar a participação comunitária. Os festejos juninos representam a diversidade cultural do Ceará, integrando música, dança, culinária e outras formas de expressão artística. Participe desta vivência, um momento para aprender, compartilhar e celebrar a rica herança cultural do Ceará.

Cine Beija-Flor

O Cine Beija-Flor, criado pelo Cego Aderaldo, foi um projeto pioneiro e inspirador que levava a magia do cinema para os rincões mais distantes dos sertões nordestinos. Com a ajuda de suas crianças, Aderaldo exibia filmes mudos através de um projetor Pathé-Baby e alguns rolos de filmes, exibindo pedaços de diferentes filmagens, histórias e gêneros. Era um cinema que tinha um atrativo que nenhum outro tinha: era o próprio Cego Aderaldo que contava as histórias. Grande espetáculo nos terreiros cearenses.

A websérie tem 4 (quatro) episódios com o objetivo de registrar a vida e tradição dos mestres e mestras da Cultura do Ceará, através de suas casas de “moradas, saberes e expressões”, e todos os episódios fica disponível no nosso canal do youtube (https://www.youtube.com/@casadesaberesca).

Oficina de Elaboração e Prestação de Contas de Projetos Culturais

Além do cineclube, a formação com Juliana Tavares, que abordará conteúdos teóricos e práticos sobre a elaboração de projetos e conceitos de produção cultural no âmbito do Ceará e do Brasil. Durante a formação, serão compartilhadas experiências e projeções do mercado cultural para os próximos anos, com o objetivo de fortalecer a produção independente cearense. No módulo “Prestação de Contas de Projetos Culturais”, o foco será na organização da documentação e nos itens necessários para uma execução efetiva de projetos culturais. A proposta é focar em editais, como os da Lei Paulo Gustavo e da Lei Aldir Blanc, garantindo a prestação de contas conforme os critérios exigidos pela legislação.

Casa de Saberes Cego Aderaldo

É um espaço da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), localizado em Quixadá. O equipamento visa promover ações na região do Sertão Central, além de promover através de formações, eventos, exposições e atividades educativas. Dedicada a valorizar a diversidade cultural do Brasil, a Casa de Saberes é um espaço de encontro, aprendizado e celebração.