Quixadá: Anunciado com Pomp and Circumstance no dia primeiro de abril deste ano, a operação da empresa Azul Conecta (braço da Azul Linha Aéreas), com voos saindo de Quixadá, foi suspensa. O início da rota Fortaleza/Quixadá estava prevista para a próxima segunda-feira (8).
No entanto, a Azul enviou comunicado à imprensa detalhando que pontos de melhorias que foram solicitados, não tinham sido atendidos, e as questões poderiam comprometer a operação aérea da empresa.
Os clientes que compraram as passagens, serão reembolsados conforme as regras da Agência Nacional da Aviação Civil e não há, até o momento, novo prazo para que os voos comecem.
Recapeamento da pista, sinalização da pista e do pátio além da instalação de auxílios a navegação foram solicitados pela Azul, após uma visita de representantes da empresa, com membros da Infraero no dia 25 de março deste ano.
Na época, o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, anunciou o fato com empolgação, disse em suas redes sociais que a gestão se colocava “à disposição para junto aos demais órgãos competentes contribuir para que o município possa receber essa importante conquista”.
A manutenção dos pequenos aeroportos do Ceará, como é o caso do de Quixadá, é de responsabilidade da Infraero. Por mais que tenha expressado boa vontade, a Prefeitura não pode fazer nada.
A Superintendência de Obras Públicas (SOP) disse que está em tratativa a captação de recursos junto ao governo federal, por meio da Secretaria Nacional da Aviação Civil (SAC), ligada ao Ministério de Portos e Aeroportos, para as obras de revitalização do Aeroporto Regional de Quixadá.