Apagão cibernético mundial afeta sistemas de bancos, aeroportos e tira até emissora de TV do ar

compartilhar no:
Empresas aéreas e sistemas de banco foram afetados (Foto: Sora Shimazaki/Pexels)

Um apagão cibernético de escala global nesta sexta-feira (19) pode ter sido desencadeado por uma atualização de software, afetando sistemas de computadores em todo o mundo. Voos foram cancelados, serviços bancários, de saúde e emissoras de TV foram interrompidos como consequência do incidente.

Segundo informações da agência Reuters, uma atualização de um produto da empresa de segurança cibernética CrowdStrike parece ter afetado clientes que utilizam o sistema operacional Windows, da Microsoft. A Microsoft afirmou que o problema já foi corrigido.

O cenário lembra eventos dramáticos do filme “Não Olhe para Cima”, onde um ataque cibernético global causa colapsos em sistemas informatizados, resultando em caos generalizado, desde acidentes de carros até problemas em transportes marítimos e aéreos.

Na manhã de hoje, grandes companhias aéreas dos Estados Unidos, como American Airlines, Delta Airlines e United Airlines, suspenderam voos. Aeroportos ao redor do mundo também reportaram atrasos e interrupções significativas.

Instituições financeiras da Austrália à Alemanha, incluindo o Brasil, alertaram sobre falhas em seus serviços. O Bradesco informou que suas plataformas digitais foram impactadas pelo apagão cibernético, resultando em indisponibilidade para os clientes.

No Reino Unido, sistemas de agendamento usados por médicos ficaram fora do ar, de acordo com relatos de autoridades médicas. A programação do canal britânico Sky News foi interrompida. Na Austrália, o canal nacional ABC anunciou que seus sistemas foram afetados por uma falha “grave”.

Aeroportos importantes em Cingapura, Hong Kong e Índia precisaram realizar check-ins manuais de passageiros devido à interrupção. O Aeroporto Schiphol de Amsterdã, um dos mais movimentados da Europa, também confirmou ser afetado, causando alguns atrasos, mas nenhum cancelamento de voos.