O diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp/CE), delegado Leonardo Barreto, concedeu um elogio formal a três alunos-soldados do Curso de Formação de Soldados (CFSD) da Polícia Militar do Ceará. Os alunos SD Samuel (4º pelotão), D. Castro (9º pelotão) e Carlos (11º pelotão), são todos de Quixadá e foram recebidos pelo diretor-geral em seu gabinete após um ato de coragem e profissionalismo que veio à tona.
Os alunos-soldados, que estavam de folga e em trânsito pela rua, foram abordados por dois assaltantes armados em uma moto. Mesmo em fase de formação, os alunos colocaram em prática os conhecimentos adquiridos na Aesp/CE e conseguiram prender um dos assaltantes, enquanto o outro conseguiu fugir. Após o ocorrido, eles acionaram seus superiores militares e o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) para efetuar a prisão.
“Vocês ainda não concluíram o curso de formação, mas a expertise de agir numa situação dessas, a coragem com que vocês foram atuantes e eficientes, então acho que, dentro desse ambiente acadêmico e dentro dessa formação que vocês estão, um ato como esse deve ser enaltecido”, disse o delegado Leonardo Barreto.
A atitude dos alunos-soldados foi amplamente elogiada pela comunidade acadêmica e pelos seus monitores e colegas, que viram no episódio um exemplo de coragem e prontidão para atuar em situações de risco, mesmo antes de completarem sua formação. A Aesp/CE reforçou seu compromisso em formar profissionais capazes de enfrentar os desafios da segurança pública com coragem e profissionalismo.