Foi mesmo impressionante essa quadra chuvosa de 2024. Ninguém dava nada por ela, tanto que a própria Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) previa chuvas abaixo da média. Mas assim como apareceu para fazer bonito no início do período, a chuva também deu o ar da graça nos últimos dias da quadra chuvosa, encerrando o período oficial de inverno no Estado.
Segundo o balanço da Funceme choveu em 118 dos 184 municípios do Ceará, até às sete da manhã de sexta-feira (31), último dia do período oficial de quatro meses de chuvas no Ceará, que começou no dia primeiro de fevereiro e terminou ontem.
Não bastasse a surpresa que é chover no final do inverno, foi tanta água que por pouco não teve município que cravou os 100 mm de acumulado. Fortim, município com a maior chuva registrada do dia, teve 97 mm. A segunda maior precipitação foi em Fortaleza, com 65 mm, seguida por Reriutaba, com 59 mm.
Na região do Sertão Central a chuva também foi boa, só não caiu água em cinco cidades (Piquet Carneiro, Deputado Irapuan Pinheiro, Senador Pompeu, Madalena e Ibicuitinga). Em todos os outros, teve muita água. Quixeramobim registrou a maior chuva da região, com 37 mm. Itatira teve 33 mm e Quixadá registrou 20 mm.
No dia 19 de Janeiro a Funceme divulgou o prognóstico onde afirmava: há mais probabilidade das chuvas no Ceará ficarem abaixo da média. Foi engano. A água veio com força que fez quase mais de 60 açudes sangrarem este ano. Até a páscoa do Ceará este ano foi diferente com tanta chuva que teve. Em Quixadá teve bairro que alagou, com a água batendo na cintura dos moradores.
Nos próximos dias o órgão de meteorologia cearense deve divulgar o balanço oficial das chuvas, mas antes mesmo do período de fevereiro a maio terminar a média histórica chuvosa já tinha sido ultrapassada.