Região Central: mesmo com o fim da quadra chuvosa no Ceará, período oficial de chuvas que vai de fevereiro a maio, o estado recebendo chuvas. Entre esta sexta-feira (14) e sábado (15), choveu em 55 município, incluindo a região do Sertão Central.
Canindé foi a cidade da região com a maior chuva no período, marcando 14 mm. Itatira aparece logo em seguida, com 13 mm de pluviometria. O município de Quixadá registrou chuva de 12.4 mm, conforme informou a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).
No Ceará o maior registro foi observado na Capital. A chuva em Fortaleza foi de 33 mm, mas embora pequena, em alguns bairros causou alagamentos. Na rua Araçatuba, no bairro Curió, um carro chegou a ser engolido por uma cratera que abriu no meio da avenida.
Mas o que estaria causando essas chuvas, se o período chuvoso oficial já terminou? De acordo com a Funceme a presença de um cavado no leste da região Nordeste favorece a formação de áreas de instabilidades e, por consequência, precipitações.
Para o sábado (15), há possibilidade de chuva fraca e isolada para o litoral entre madrugada e manhã. Para Jaguaribana, Maciço de Baturité, Sertão Central e Inhamuns, as precipitações deverão cair entre tarde e noite, quando o Litoral de Fortaleza também poderá ter chances de chuva.
Por fim, no domingo (16), a expectativa da Funceme, neste momento, é de novos registros na porção mais leste do estado, incluindo o Litoral de Fortaleza. Porém, reforça-se que a previsão é de chuvas isoladas e de intensidade relativamente baixa.