MInistério da Cultura vai selecionar agente para mapear ações culturais em Quixadá e região

compartilhar no:
Quadrilha Fulô do Sertão, de Senador Pompeu (Foto: Álvaro Bravo Jr)

Quixadá: O Ministério da Cultura vai mapear iniciativas culturais em Quixadá e na região do Sertão Central, através de um agente de cultura que deverá ser selecionado pelo órgão e atuar na região. As inscrições para o profissional que fará o trabalho se encerrou essa semana.

De acordo com o Ministério da Cultura, a ideia é selecionar pessoas já envolvidas no fazer cultural, com sensibilidade para perceber suas comunidades; que sejam animadoras culturais e reconheçam a importância dos saberes que permeiam o próprio território.

O agente de cultura selecionado deve receber uma bolsa de R$ 1.200 durante o período de 12 meses, podendo ser renovado por até igual período, além de um auxílio inclusão digital de R$ 1 mil depositado em parcela única.

O edital busca qualificar profissionais para o desenvolvimento de ações culturais em suas comunidades e territórios. Isso a partir dos princípios da educação popular, do combate a todas as formas de discriminação e da valorização da diversidade cultural, étnico-racial e regional, estimulando a economia da cultura e as cadeias produtivas locais.

Os agentes aprovados receberão formação continuada para a realização de atividades de mapeamento participativo, comunicação e mobilização social em seus territórios. Também estão previstos encontros, eventos, ações de mobilização e articulação nas comunidades.