Região Central: Os municípios de Quixeramobim e Itatira serão os dois únicos do Sertão Central, contemplados com a construção de novas escolas de ensino médio de tempo integral. Os editais para a construção das instituições foram lançados na manhã desta sexta-feira, 14, pelo Governo do Ceará e o Ministério da Educação (MEC).
A solenidade contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, do governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), e da secretária da Educação, Eliana Estrela. Ao todo, 38 novas escolas de ensino médio serão construídas.
A meta do Estado do Ceará é alcançar 100% das escolas em tempo integral até 2026, uma vez que atualmente 75% das instituições já operam nessa modalidade. Com um total de 512 escolas em Tempo Integral, o estado atende a 177.872 alunos. Dentre essas instituições, destacam-se 367 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs), 132 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs), 12 Escolas do Campo e uma Escola Família Agrícola (EFA).
A construção de novas escolas, que beneficiará estudantes de 36 municípios cearenses, foi autorizada recentemente através de editais de licitação. Para viabilizar essas construções, os gestores municipais doaram terrenos ao Governo do Estado. As futuras escolas contarão com uma infraestrutura que inclui salas de aula, bibliotecas, laboratórios e quadras poliesportivas.
O investimento total para a construção dessas unidades é de R$ 568 milhões, provenientes do Tesouro Estadual e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). A supervisão das obras ficará a cargo da Superintendência de Obras Públicas (SOP).