Irmã Ernestina, rosto emblemático da Maternidade de Quixadá, deixa cargo e volta para Itália

compartilhar no:
Irmã Ernestina: após anos de serviços na Maternidade, embarca de volta para Italia (Foto: divulgação/HMJMJ)

Quixadá: Uma das figuras que melhor representou, até hoje, a personificação do elemento carisma no Hospital Maternidade Jesus Maria Jose (HMJMJ), está deixando a unidade. Orsolina Puntel, conhecida com Irmã Ernestina, já não faz mais parte do quadro de colaboradores da Maternidade de Quixadá. Ela está voltando para a Itália, sua terra natal.

A informação que pegou a todos de surpresa, foi confirmada pela Diocese de Quixadá, mantenedora do HMJMJ, em nota divulgada nas redes sociais. “Manifestamos nossa profunda gratidão à Irmã Orsolina Puntel, pelo seu incansável e generono serviço prestado ao Hospital Jesus Maria e José ao longo de tantos anos”, diz a nota.

Dom Aurélio Pinto de Sousa, que assinou a nota, também presidiu neste domingo uma missa em ação de graças, para agradecer os serviços de Irmã Ernestina. Ela embarca já nesta segunda-feira (17) para a Itália. Segundo a nota da Diocese, ela vai atuar na Casa Madre da Congregação Irmãs da Misericórdia em Verona.

Por sua presença sempre constante e atuação ativa, Irmã Ernestina tornou-se uma figura emblemática aos quixadaenses e moradores do Sertão Central, quando davam entrada no HMJMJ por problemas de saúde. Não raro, era comum vê-la por entre os corredores e leitos, acalentando familiares e pacientes, e deixando sempre uma palavra de conforto e encorajamento.

Atrelada aos conhecimentos que ela já carregava sendo enfermeira por formação, fato que poucas pessoas sabiam, seu dia a dia dentro de uma unidade que presta serviços de saúde à população, lhe conferiu ainda mais sabedoria dos elementos básicos para saber conduzir os que chegavam na Maternidade para o devido ambiente. “Venham por aqui”, dizia, com sotaque carregado.

“Rogamos a Deus que a cumule de bênçãos em sua nova caminhada, proporcionando-lhe paz, saúde e muitas alegrias. Que sua jornada seja abençoada e que a luz de Cristo continue a guiá-la em todos os seus passos”, finalizou a Diocese e o Bispo Dom Aurélio, em nota.