Continua chovendo bastante no Ceará e no Sertão Central, mesmo com o fim da quadra chuvosa, período oficial de chuvas que vai de fevereiro a maio. No fim de semana, em Ibaretama, as chuvas ultrapassaram a marca de 100 mm.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), de sexta-feira (14) para sábado (15), choveu em 89 municípios, mas a chuva foi fraca. O maior volume registrado no estado não passou de 45 mm, em Caucaia.
De sábado para domingo (16) a chuva veio com mais força, principalmente na região Central. Em Ibaretama a Funceme marcou uma chuva de 110 mm. Quixadá teve a terceira maior chuva do estado, com 41 mm. Foram 80 cidades com chuva.
De domingo para esta segunda-feira (17) as chuvas caíram em 38 municípios. A maior pluviometria das últimas horas foi contabilizada em Itatira, no Sertão Central, com 34 mm. Quixeramobim teve 24 mm, a terceira maior do estado.
No estado do Ceará, as chuvas do início do ano são historicamente causadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Mas do mês de junho em diante o que favorece as chuvas são os Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL), um outro fenômeno meteorológico.
Esse fenômeno é mais instável, por isso, chover um dia não significa que as chuvas continuarão pelos próximos dias, por exemplo.