De acordo com os dados mais recentes da Secretaria de Turismo do Ceará, 328 mil pessoas embarcaram ou desembarcaram nos aeroportos do Estado em 2022, representando um crescimento de 97,66% na demanda da infraestrutura aeroviária local em relação ao ano anterior. E o Ceará é o segundo estado do Nordeste com mais aeroportos no interior com voos comerciais.
Tamanha movimentação de passageiros precisa ser bem administrada, mas imprevistos sempre acontecem. Só em 2023, mais de 18 milhões de passageiros sofreram com voos atrasados ou cancelados no Brasil.
Atrasos e cancelamentos de voos causam diversos transtornos aos passageiros, como perda de conexões, compromissos importantes e até mesmo custos adicionais com hospedagem e alimentação.
Saber o que ocasiona um voo cancelado e o que fazer diante de tal situação não só ajuda a reduzir o estresse, mas também protege financeiramente o passageiro.
10 principais motivos pelos quais voos são cancelados
- Condições climáticas: fatores como tempestades, neblina e ventos fortes podem tornar o voo inseguro, levando ao cancelamento.
- Problemas técnicos com a aeronave: falhas mecânicas, problemas elétricos, defeitos de fabricação e danos em voos anteriores podem exigir reparos antes do novo voo.
- Falta de tripulação: doenças, faltas inesperadas e exaustão da equipe podem levar à falta de pilotos, comissários de bordo ou outros membros essenciais da tripulação.
- Restrições de tráfego aéreo: congestionamento nos aeroportos, limites de decolagem e pouso por hora e problemas de controle de tráfego aéreo podem causar atrasos e cancelamentos.
- Demanda baixa de passageiros: em voos com baixa ocupação, as companhias aéreas podem cancelar para reduzir custos, redirecionando passageiros para outros voos.
- Problemas de segurança: ameaças à segurança da aeronave, passageiros ou tripulação, como incidentes de segurança no aeroporto ou sabotagem, podem levar ao cancelamento.
- Atrasos em voos anteriores: problemas em voos anteriores, como atrasos por mau tempo ou problemas técnicos, podem causar um efeito cascata, levando ao cancelamento de voos subsequentes.
- Problemas de abastecimento: problemas com o fornecimento de combustível podem impedir a decolagem do voo.
- Ações trabalhistas: greves de pilotos, comissários de bordo, controladores de tráfego aéreo ou outros funcionários do setor aéreo podem levar ao cancelamento de voos.
- Circunstâncias imprevistas: eventos inesperados como desastres naturais, emergências médicas a bordo ou problemas de segurança no aeroporto podem exigir o cancelamento do voo.
Todas companhias aéreas fazem o possível para evitar cancelamentos e minimizar o impacto nos passageiros. No entanto, imprevistos podem acontecer, e os passageiros devem estar preparados para possíveis mudanças em seus planos de viagem.
O que a Anac diz sobre cancelamento de voo?
Quando a companhia aérea cancela um voo, os passageiros têm direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e pela Resolução 400/2016 da Anac. Eles incluem assistência material, reembolso da passagem, realocação em outro voo, e até mesmo reparação de danos patrimoniais e morais.
Para garantir tais direitos, os passageiros devem guardar o cartão de embarque e quaisquer outros documentos de viagem, perguntar por que o voo foi cancelado, solicitar um voo alternativo para o seu destino, documentar evidências do atraso (comunicações do painel do aeroporto e filas) e guardar quaisquer recibos relativos a despesas extras, envolvendo alimentação, hospedagem e transporte.
Voltando ou partindo do Ceará sem estresse
Devido à modernização e à nova administração dos aeroportos locais, a maior parte das causas de cancelamento por problemas de infra-estrutura deve ser observada e mitigada. Mas estar preparado para os imprevistos é importante para evitar estresse.
Os cancelamentos comunicados com menos de 72 horas de antecedência podem dar direito a indenização por danos morais, e empresas especializadas em direito dos passageiros como a AirHelp podem ajudar no processo.