Região Central: A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) definiu que vai abrir as válvulas dispersoas, e liberar a água do açude São José II, em Piquet Carneiro. A decisão foi tomada junto ao comitê de bacia da região, em reunião esta semana.
De acordo com os dados apresentados pela Cogerh e levando em consideração a atual situação do açude, que registra volume de 9,3% da capacidade total, a vazão média aprovada do Sistema Hídrico São José II, foi de 105 l/s. A liberação deve ocorrer no segundo semestre, mas sem uma data precisa ainda definida.
Na reunião ficou deliberado que a vazão deve obedecer aos seguintes critérios: 20 litros de água serão utlizados para atender fins de abastecimento humano de Piquet Carneiro; 80 litros vão ser usados no processo de perenização do riacho São Gonçalo (múltiplos usos) e 5 litros vão ser para usos difusos.
A decisão tomada pelo Comitê durante a reunião, reflete um cenário de tranquilidade. Liberar a água que está armazenada no açude, em função da quadra chuvosa deste ano, não vai representar nenhuma ameaça, porque o São José II está com um bom nível de água, o que garante segurança hídrica para o município e a região.
Durante o encontro, os dados do reservatório foram apresentados pela analista do núcleo de Operação da Gerencia regional da Bacia do Banabuiú, Isabel Giovana. A coordenadora do Núcleo de Gestão Dayana Magalhães, conduziu a reunião. A coordenadora ainda ressaltou o uso racional da água, e relembrou a situação de alguns municípios que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú, que sofrem com a escassez de água.