Já subiu para 24 o número de pessoas mortas por conta dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul. A contagem é feita pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil e Brigada Militar. De acordo com os órgãos, há 21 pessoas desaparecidas, portanto o número de mortos pode subir.
O temporal atinge o estado desde quarta-feira (1) e fez o nível de rios subir em mais de 30 metros. Houve deslizamento de terra e as fortes chuvas deixaram regiões ilhadas, após pontes e passagens serem destruídas.
De acordo com o boletim do estado, 147 municípios gaúchos foram impactados pelos fenômenos climáticos e estima-se que pelo menos 68 mil pessoas tenham sido atingidas. Hà cerca de 14,5 mil moradores fora de casa.
O Governador Eduardo Leite disse que o estado vive seu pior desastre da história, e comparou o cenário no território gaúcho como se fosse um cenário de guerra e decretou estado de calamidade. O presidente Lula fez uma visita ao estado nesta quinta-feira (2) e prometeu ajuda.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta vermelho sobre parte do RS até às 15h desta quinta. A previsão do tempo indica chuvas fortes, com queda de granizo, ventos intensos e descargas elétricas.