Quixadá: O município de Quixadá está inserido na lista dos 34 municípios cearenses, que vão participar de uma estratégia de combate ao racismo na primeira infância. É também o único município do Sertão Central que deve participar da estratégia, prevista para iniciar no próximo semestre.
Intitulado de Primeira Infância Antirracista (PIA), o programa prevê a formação de 340 técnicos e gestores municipais, para garantir mais qualidade no atendimento a crianças negras, gestantes e descendentes de indígenas. O PIA é articulado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e as secretarias de Igualdade Racial e da Proteção Social do estado.
O lançamento aconteceu nesta segunda-feira (20) na Capital. A ideia é chamar a atenção de profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social para os impactos do racismo no desenvolvimento infantil.
Além disso, a iniciativa visa garantir um atendimento qualificado e humanizado, que considere as especificidades étnico-raciais das crianças e suas famílias, com apoio a pais e cuidadores a exercer uma parentalidade positiva e estruturante.
Entre as ações previstas pelo PIA estão a avaliação e o monitoramento dos Planos Municipais da Primeira Infância. Para isso, o Unicef propõe incluir ou propor ações relacionados à diversidade étnico-racial e ao antirracismo em todos os ambientes/serviços que atendam gestantes, crianças e suas famílias; priorizar ações de Busca Ativa Escolar e Vacinal em comunidades indígenas e quilombolas; incluir pesquisas, campanhas e projetos vinculados ao tema nos municípios; qualificar as informações étnico-raciais nos cadastros dos serviços de Educação, Saúde e Assistência; garantir previsão orçamentária para execução do PMPI; e desenvolver mecanismos de monitoramento e avaliação do Plano.