A Casa de Saberes Cego Aderaldo será um espaço para a Vivência “Desenho de Escuta”, no dia 10 de maio, das 18h às 21h. A ação, conduzida pelos artistas Raisa Christina e Talys de Queiroz, propõe criar um espaço de encontros mediados pela arte do desenho.
Munidos de prancheta, papel e lápis, os artistas irão retratar os participantes presentes, oferecendo uma experiência de observação e escuta. Este projeto, desenvolvido por Raisa Christina ao longo de anos, destaca a capacidade do desenho de estabelecer uma conexão profunda entre o desenhista e o retratado.
A prática do desenho, muitas vezes associada à visualidade, é reinterpretada como um processo de escuta, permitindo um diálogo especial entre os envolvidos.
Durante o evento, desenhistas e participantes terão a oportunidade de conversar, compartilhando momentos de envolvimento e presença única, com silêncio e trocas enriquecedoras.
As nuances dos olhares, palavras, sons e movimentos do ambiente influenciam o traço do desenho, que se torna uma marca duradoura dessa experiência sensorial e humana. “Desenho de Escuta” promete ser um evento memorável para os amantes da arte e aqueles que buscam uma nova forma de interação através do desenho.
Casa de Saberes Cego Aderaldo
É um equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), localizado em Quixadá. O equipamento é e sempre será uma casa de encontros, que traçam o saber, o afeto e a humanidade. É um lugar com arte, poesia, música, cinema e tantas outras formas de expressões.