‘Psicologia e Infância’ será tema de Mostra e Jornada do curso de psicologia da Unicatólica

compartilhar no:
Evento é aberto a estudantes e público em geral na Unicatólica (Fotos: reprodução redes sociais)

Quixadá: A psicologia é categórica: os primeiros anos de sua vida são decisivos na sua formação pessoal no futuro. Embora essa constatação não seja tão recente, ela passou a ser a menina dos olhos desta década, período onde as discussões sobre o impacto positivo da psicologia na infância e adolescência se tornaram mais frequentes.

Organizado pelo curso de psicologia do Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica), a Psicologia e Infância em Perspectiva será o tema principal da sétima Jornada de Psicologia e da 31ª Mostra do curso. O evento acontece de 20 a 23 de maio na Unicatólica, e será aberto a estudantes (podendo participar alunos de outras instituições) e o público em geral.

A programação oferece desde oficinas sobre técnicas de atendimento clínico com crianças e neuropsicologia infantil, até palestras sobre infância e psicologia e escuta especializada de crianças em contexto de violência. Há ainda a apresentação de relatos de experiência que vão destacar os trabalhos do único núcleo especializado de avaliação psicológica da região, que presta serviços gratuitos à população.

Professora Anice Nunes, da Unicatólica de Quixadá

Anice Holanda, professora da Unicatólica e psicóloga há quase 30 anos, reforça o diferencial do evento e pontua que a psicologia, enquanto profissão e ciência, tem muito a contribuir sobre as problemáticas dessa fase crucial da vida. “O evento reúne atividades que problematizam questões do ponto de vista teórico, ético e político a infância, e as oficinas que trazem formas de intervir e atuar com tal publico”, explica.

Velhas siglas, novos desafios

O que Anice classifica como fase crucial é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço, dentre outros motivos, pela recente popularidade de duas siglas: o TEA (Transtorno de Espectro Autista) e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Dados sobre os dois diagnósticos, como a estatística do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) divulgada ano passado, mostrando que a incidência de crianças com autismo agora é de uma a cada 36, reforçam a tendência popular destes transtornos.

O evento vem ganhando destaque em Quixadá e região, por abordar ano após ano temas cada vez mais pertinentes. Em 2023, por exemplo, a pauta foi o uso de inteligência artificial no contexto da psicologia. Agora, a infância.

“Esse tema tem sido marcado na atualidade por desafios no âmbito da educação e saúde mental, destacando a problemática da neurodiversidade, do agravo da violência, por exemplo”, enfatiza Anice Holanda.

Serviço:
XXXI Mostra e XII Jornada de Psicologia da Unicatólica
De 20 a 23 de maio
Inscrições: R$ 15
Programação completa aqui